Checklist: tudo o que você precisa para sua viagem internacional

Há muito mais a considerar ao viajar para o exterior do que chegar ao aeroporto com antecedência. O simples fato de atravessar uma fronteira cria uma lista completa de tarefas a serem realizadas. Por isso, criamos uma lista com os principais pontos para quem está com as malas prontas para o exterior. Confira nosso checklist para uma viagem internacional perfeita:

Avise seu banco e companhias de cartão de crédito

Poucas coisas são mais frustrantes do que ficar sem dinheiro em um país estrangeiro. Se o seu banco não sabe que você está viajando, ele assumirá que outra pessoa é e congelará toda a atividade. Se isso acontecer você terá apenas o dinheiro em espécie. Vale lembrar que por questões de segurança, não indicamos ninguém a sair por aí com grandes quantias. Então notifique seu banco e as empresas de cartão de crédito para evitar situações constrangedoras.

Câmbio antecipado

Não deixe para trocar seu dinheiro no aeroporto. Provavelmente você pagará entre 5 a 15% mais do que a taxa bancária prevalecente. Isso sem contar nas taxas de serviço. Se possível faça a troca com antecedência e pesquise a cotação.

Verifique o plano do celular

Um número impressionante de pessoas pensa que apenas porque o telefone celular funciona em outro país, pode usa-lo à vontade. Muitas vezes essas pessoas precisam abrir mão das suas próximas férias para pagar a conta do telefone. Dê uma olhada no que seu plano atual oferece para cobertura internacional e veja se você precisa mudá-lo. Para garantir que você não gaste nenhum dinheiro extra, deixe seu telefone no modo de avião após pousar.

Tenha um cartão de crédito sem taxas de transações internacionais

Tudo bem que você não vai passar fome por conta das taxas dos cartão. Mas lembramos que é dinheiro que você está jogando fora, já que muitos cartões de crédito não cobram taxas de transação no exterior. Verifique esse detalhe antes de arrumar as malas!

Saiba o que é necessário para vistos de entrada

Muitos países não requerem vistos para brasileiros. Outros não exigem um pedido, mas cobram uma taxa de visto no aeroporto, não incluída no preço da sua passagem aérea. Outros ainda possuem um processo de pedido de visto prolongado que pode exigir que você visite o consulado mais próximo. Portanto, ao marcar a passagem tenha em mente o tempo necessário para que seu visto seja aprovado.

Lembrando que em muitos casos é necessário ter vacinas específicas e outros requisitos. A falta de sua diligência no visto deve, na melhor das hipóteses, causar um atraso desagradável na chegada. Na pior das hipóteses, você terá no próximo avião para casa. Não esqueça de conferir esses detalhes nos sites das embaixadas.

Pesquise o que as coisas custam

Chega de se sentir um otário quando você chega ao seu hotel em um país estrangeiro e conta ao funcionário da recepção quanto pagou no táxi. Mas esse não é o único serviço onde os viajantes são enganados. Pesquise quanto uma bebida, uma refeição, um passeio pela cidade, e os táxis custam antes de ir. Dessa forma, você reconhecerá uma armadilha turística assim que entrar nela.

Compre seguro de saúde

Seu seguro de saúde pode não abranger você quando você estiver no exterior. Por isso, não seja cabeça dura: contrante um seguro. Nada arruína as férias mais rápido do que uma conta de US $ 10.000, porque você não viu um buraco aberto em Paris. Se o seu seguro não o cobre no exterior, procure cobertura internacional de curto prazo ou seguro de viagem que inclua cuidados de saúde.

Verifique se o seu passaporte está atualizado

Seu passaporte tem que ser válido para toda a sua viagem. Embora nem todos os países sigam esta regra, muitos exigem que seu passaporte tenha ao menos seis meses de validade. É uma regra cada vez mais comum. Lembre-se disso ao marcar sua próxima trip!

Siga estes passos e com certeza sua viagem internacional será um sucesso. Surpresas? Só as boas 😉

Confira outras matérias:

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *