CNH será válida na Itália em 2018

Sempre quis fazer uma roadtrip pela Itália? Com o novo acordo de reconhecimento recíproco de carteiras de habilitação entre Brasil e Itália, vai ficar mais fácil realizar essa viagem! Confira os detalhes do acordo que facilita a vida dos que pretendem morar na Itália ou viajar por um tempo. dispensa a emissão da carteira internacional.

O acordo

A parceria deve entrar em vigor até a metade de janeiro de 2018. Segundo a Embaixada brasileira em Roma, a Itália foi notificada oficialmente da ratificação do tratado pelo Congresso em 13 de novembro. “Conforme os termos do acordo, ele entrará em vigor no plano internacional 60 dias após essa data”, explica um comunicado da Embaixada no Facebook. Sendo assim, o tratado passará a ser válido no dia 12 de janeiro de 2018.

O pacto permitirá que brasileiros e italianos convertam suas CNHs – nas categorias “A” e “B”. Para isso, não será mais necessário realizar exames práticos ou teóricos. Hoje, um brasileiro com a CNH, precisa fazer todas as provas necessárias para ser habilitado na Itália. No entanto, o benefício valerá apenas para cidadãos que solicitarem a conversão antes de completar quatro anos no outro país.

Facilitando a vida dos viajantes

Apesar da medida ter maior efeito para brasileiros que pretendem morar na Itália, e vice-versa, a notícia também é boa para nós viajantes. Isso porque, após válida, a medida faz com que não seja necessária a emissão da carteira de habilitação internacional. Agora aquele dinheiro reservado para isso (R$107,72) pode ser melhor aproveitado.

Confira outras matérias:

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *