Pomerode Experience: projeto do Sebrae/SC axulia turismo e empreendedorismo local

Quer se sentir na Alemanha sem precisar atravessar o oceano? Então você precisa conhecer Pomerode,  a cidade considerada a mais alemã do Brasil. Lá os costumes dos imigrantes alemães refletem em tudo. Do idioma à arquitetura, da gastronomia às competições.

Pomerode Experience

Com o objetivo de fortalecer o turismo e o empreendedorismo na cidade, o Sebrae/SC desenvolveu o Pomerode Experience. O projeto auxilia empreendedores locais a resgatar e dar ainda mais ênfase ao turismo. Para isso, uma das novidades que a entidade estruturou é o Roteiro de Experiência Cultural na Rota Enxaimel.

“Pomerode é hoje uma das cidades mais famosas de Santa Catarina quando se fala em turismo relacionado à imigração. E são os pequenos negócios que movimentam a economia local. O Pomerode Experience foi projetado com o propósito de apoiar estes empreendedores para que possam potencializar seus resultados, resgatar fatores que atraem os visitantes e, dessa forma, melhorar a renda e o desenvolvimento da região”, explica Aloísio Salomon, analista do Sebrae.

Arquitetura centenária e preservação do idioma e das tradições

O Roteiro de Experiência Cultural na Rota Enxaimel pode ser feito de Jeep, através do Pomerode Jeep Tour, com guia o turismólogo Ronald Kreidel. A cada parada do trajeto, ele explica a história que envolve a cidade. Os passeios são diários e duram entre três e quatro horas. Para participar é só agendar horário com antecedência. No trajeto, que inicia no portal de entrada de Pomerode, estão atrações que só podem ser encontradas aqui.

“Primeiro passamos pelo centro da cidade, e em seguida entramos no bairro Testo Alto, localidade que preserva o maior número de casas construídas na técnica construtiva do enxaimel. Inclusive a mais antiga da cidade, com 150 anos e muitas casas tombadas pelo patrimônio histórico. Além disso, o visitante encontra aqui as tradições que são mantidas desde a década de 1860. Podemos dizer que o nosso município é um dos poucos no mundo que mantêm tradições feudais, que foram trazidas pelos colonizadores, como o culto ao solo, por exemplo. Durante o passeio mostramos cada uma dessas características e os próprios moradores convidam os turistas a experimentarem a sensação de viver na época da colonização”, explica Ronald.

Cultura e religião

O roteiro do Pomerode Experience inclui ainda a parada nas duas igrejas luteranas mais antigas da cidade. Além disso há paradas nos cemitérios em que se encontram as lápides dos fundadores da colônia, com suas grafias em alemão. O idioma, inclusive, é um destaque à parte. “Aqui todas as creches contam com professoras que falam alemão, pois muitas crianças ingressam no ensino infantil falando apenas essa língua. No passeio também mostramos as escolas municipais bilíngues, até hoje um diferencial. Em seguida, existem os prédios históricos dos primeiros comércios da cidade, um portal com um símbolo tradicional feudal que até hoje é mantido e muitas outras particularidades que permitem um mergulho no dia a dia dos nossos antepassados”, ressalta o turismólogo.

Casa Siewert

Outra parada acontece na Casa Siewert, propriedade de 149 anos impecavelmente preservada, onde a família vive há seis gerações. Rogério Siewert, que hoje conduz as visitas à propriedade, conta que a família veio da Pomerânia na década de 1860.

“Meu avô foi quem construiu a nossa casa e aqui mantemos toda a cultura de mais de 100 anos. O turista conhece não só a arquitetura, mas o funcionamento da propriedade, a história da produção de insumos, como o milho, que foi um item primordial de subsistência para os imigrantes. É possível ainda ver como era a manutenção da estrutura antes da chegada da energia elétrica e várias outras tradições”, conta.

O destaque aqui também vai para duas competições típicas que tanto adultos quanto crianças podem participar. São elas: o cabo de guerra germânico e o serrador de tora (onde ganha quem conseguir serrar em menos tempo um pedaço de madeira, com uma serra manual típica da época da colonização).

Gastronomia típica e jogos

Um típico café colonial rural no Clube de Caça e Tiro XV de Novembro, um dos mais antigos da cidade, não poderia deixar de integrar o Pomerode Experience. Lá o turista vai apreciar receitas da comunidade local, ouvir e até mesmo tentar falar – algumas palavras em alemão. Além disso o convite se estende ao desafio do Pássaro ao Alvo – um clássico das competições típicas desde os imigrantes. Os vencedores saem  com o título de rei ou rainha da competição. Há ainda uma parada para a degustação das bolachas produzidas com as tradicionais receitas das omas – avós alemãs.


SERVIÇO:
O quê: Roteiro de Experiência Cultural na Rota Enxaimel, realização do projeto Pomerode Experience do Sebrae/SC com empreendedores locais
Quando: todos os dias, em horários pré-agendados
Onde: partindo do Centro de Pomerode (SC)
Como agendar: com o turismólogo Ronald Kreidel, da Pomerode Jeep Tour, por telefone ou whatsapp (47) 99150-0003
Investimento: R$ 90,00 por pessoa, com entrada à propriedade da Casa Siewert inclusa. Com Café Colonial Rural: R$120,00

Confira outras matérias:

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *