5 motivos para você se apaixonar por Amsterdam

Incrível como o ser humano consegue estereotipar tudo! Nações, comportamentos, objetos e até mesmo cidades. Entre elas, uma das que mais sofrem com isso, com certeza é Amsterdam. Talvez isso aconteça por conta da política de tolerância da prostituição e do uso de maconha. Mesmo assim é muito injusto reduzir Amsterdam somente a isso.

Por isso, resolvemos listar cinco aspectos desse paraíso na terra para comprovar que a cidade é muito mais do que só Coffee Shops e o Red Light District.

Arquitetura

Até mesmo quem não é fã de arquitetura se impressiona com o paradigma em Amsterdam. A cidade é mistura dos fascinantes de canais do século XVII (tombados pela Unesco), obras do arquiteto holandês Berlage e do movimento Escola de Amsterdam.

Um mistura incrível de casinhas estreitas e coloridas, com grandes complexos modernos de traços orgânicos. Assim podemos descrever a capital holandesa, que com toda certeza lhe renderá fotos incríveis.

Gastronomia

Não importa se você gosta de restaurantes de alta gastronomia, ou se aquela barraquinha da esquina já te deixa super feliz. Em Amsterdam boas opções não faltam! Os famosos croquetes holandeses, a grande diversidade de queijos e as mundialmente famosas batatas fritas estão em todos os cantos.

Isso sem falar nas ótimas cervejarias (como a Brouwerijhetij), cafés e casas de chá onde os stroopwafles são obrigatórios. Há quem diga que toda essa variedade tem relação com a larica após as visitas aos Coffes Shops. Essa parte eu já não sei, já que estou sempre com fome.

Mobilidade

Você deve pensar que eu vou falar das bicicletas, certo? Errado! Acho que todo mundo associa a mobilidade de Amsterdam às bikes pelo grande volume que elas fazem. Mas, elas são só uma pequena parte das opções de transporte da cidade.

Os viajantes são muito bem servidos de trams (bondinhos), ônibus e até mesmo barcos pelos canais. Tudo isso por um preço justo e com qualidade. Claro que nos horários de pico sempre rola um movimento maior, mas nada que atrapalhe sua experiência.

Arte

Impossível ser infeliz sendo admirador das artes em Amsterdam. Uma parada obrigatória é o Stedelijk Museum. Por lá você encontra uma respeitável coleção de arte moderna e contemporânea. Ela inclui obras de artistas como:  Van Gogh, Matisse, Chagall Mondriaan, Pollock, Warhol e Kandinsky.

Outro museu impossível de deixar em lado em Amsterdam é o Rijks Museum. Entre as pinturas você encontra A Ronda Noturna, de Rembrandt, e A Leiteira, de Vermeer, além de outras obras-primas de Jan Steen e Frans Hals.

Cultura

Não sei se a cultura da cidade é como é por causa dos fatores que citei acima, ou vice-versa. Se você tiver a oportunidade, observe e converse com ps habitantes de Amsterdam. Muito provavelmente você irá se surpreender com a mente aberta e consciência sócio-política-ambiental deles.

Você irá perceber que, mais do que infra-estrutura, um país de primeiro mundo é construído com base na cultura de seus cidadãos. Por isso, resumir Amsterdam à maconha, prostituição e bicicletas é criar um esteriótipo que não corresponde à realidade. Vai por mim: você irá se apaixonar pela cidade e os motivos vão muito além de um baseado e prostitutas dançando em uma janela.

Confira outras matérias:

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *