Você sabe quanto deve dar de gorjeta em cada país?

Saber quanto de gorjeta devemos dar após consumimos um serviço em viagem pode ser difícil. Algumas vezes pensamos que é muito, outras que a quantidade é pouca. Como então descobrir qual quantia é indicada?

Para acabar com esse impasse o Go Compare, site britânico de seguros de viagem e outros serviços, criou um mapa interativo. Nele você consegue visualizar quanto de gorjeta o turista deve deixar em cada país. Uma maneira prática de acabar com uma dúvida comum e evitar gafes.

Tip Advisor

Chamado de ‘Tip Advisor’, uma referência ao TripAdvisor, a plataforma mostra quanto é normal deixar de gorjeta em 49 países. Além disso, você encontra outras informações que podem ajudar te ajudar a respeitar a cultura local.

No Tip Advisor, são considerados três diferentes categorias de gorjeta: em restaurantes, táxi e hotel.  Ao usar o site você ainda aprende como dizer ‘obrigado’ na língua local, inclusive com a pronuncia correta.

O site inclui informações sobre o Brasil, único país da América do Sul listado no mapa. Lá consta que a gorjeta de 10% em restaurantes quase sempre está inclusa. O Tip Advisor ainda explica a questão da bandeira inicial dos táxis e diz que em hotéis é bem visto deixar R$5 ou R$10 por noite pelos serviços de limpeza ou mensageiro. Já para agradecer, eles explicam que ‘obrigado’ se pronuncia:  ‘ob-ree-gah-doo‘.

Como o mapa foi desenvolvido na Inglaterra, a maior quantidade de informações sobre gorjetas estão na Europa. Uma ótima ferramenta para uma Eurotrip! Você pode conferir e navegar no mapa em clicando aqui.

Confira outras matérias:

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *