E se você abrir a porta do avião durante um voo?

Se você tem medo de viajar de avião com certeza essa situação já aconteceu em seus pensamentos! O que acontece se alguém abrir a porta do avião em pleno voo? Com certeza você não faria isso, mas e se alguém tivesse essa ideia?

Relatos de mau comportamento do passageiro não faltam. O último incidente deste tipo aconteceu em um voo da Air Canada da Jamaica para Toronto. A aeronave teve que fazer uma parada de emergência em Orlando, Flórida, depois que um homem canadense tentou abrir a porta de saída enquanto o avião estava no meio do ar.

Segundo a Fox News, Brandon Courneyea, tentou jogar uma panela de café na tripulação de voo antes de tentar abrir a porta do avião. Depois tentou pegar a alavanca da porta da cabine traseira, mas foi contido com até o avião aterrissar.  Ao chegar o FBI estava esperando por ele.

Casos recorrentes

Este tipo de situação acontece com mais frequência do que você imagina. Para se te uma ideia há poucos meses uma mulher em um voo da British Airways tentou abrir a porta. O motivo? Derrubaram bebidas nela! A tripulação teve que reprimir a passageira.

Outro caso ocorreu quando um passageiro da Lufthansa, que viaja de Frankfurt a Belgrado, tentou abrir a porta de saída em 2015. Felizmente ele foi impedido por membros da equipe de handball sérvio que também estavam a bordo.

Mas o que realmente acontece?

“É 100 por cento impossível”, diz Bruce Rodger, presidente da Aero Consulting Experts e piloto  de um 777 em uma grande companhia aérea dos EUA. “Você pode girar a alça e a porta não vai abrir”. As cabines são pressurizadas para que os passageiros possam respirar em altitudes elevadas. Como resultado, há uma diferença entre o ar dentro do avião e fora.

Por causa dessa diferença, a pressão contra cada centímetro quadrado do avião, incluindo a porta, é enorme. “Se você olhar para a porta e imaginar quantas libras estão sendo empurradas contra isso, você percebe o que seria necessário para abri-lo”, diz Rodger.

Teoricamente, em atitudes muito mais baixas, como antes do pouso, é possível abrir uma porta. Mas, para isso você provavelmente precisaria de um exército. “É mais do que qualquer pessoa pode deslocar – mesmo depois de seis xícaras de café”, escreve Patrick Smith, piloto da companhia aérea norte-americana, em seu site.

Embora esses voos nunca estivessem em perigo, Rodger diz que nem passageiros nem membros da tripulação reagiram de maneira exagerada. “Você tem um passageiro hostil em um avião”, diz ele. “É importante que você tome o controle e leve o passageiro a uma seção do avião onde ele não causará nenhum dano”.

Mesmo assim, o que mais preocupa as companhias aéreas são os passageiros abrem portas no chão. Nas pistas de aterrissagens e pistas de rodagem, qualquer um pode abrir uma saída, muitas vezes apenas virando uma alça. Isso não acontece frequentemente nos Estados Unidos, mas já foi um problema no desenvolvimento dos mercados asiáticos. Em dezembro de 2015, um passageiro da XiamenAir disse à mídia local que ele abriu a porta porque ele “queria apenas ar fresco”. Eu hein?!

Fonte: Condé Nast Traveler

Confira outras matérias:

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *