10 dicas pré-viagem internacional

Com nossa trip para África do Sul se aproximando, resolvi fazer um post com algumas dicas pré-viagem internacional. São coisas simples, algumas até bobas, mas que muitas vezes nos esquecemos de fazer e acabam nos dando dor de cabeça.

Ou seja, eu vou fazer por vocês o que eu gostaria que tivessem feito por mim em minhas primeiras viagens internacionais. Confira:

Habilite seu cartão de crédito

Caso vá utilizar seu cartão de crédito, não se esqueça de habilitar o uso no exterior. Muitas companhias fazem o processo pelo telefone, internet banking ou até mesmo aplicativo. É fácil e sem demora! Não seja como eu, que já esqueci de liberar meu cartão e perdi o maior tempão ao chegar ao destino, apenas para ligar para o Brasil para conseguir desbloquear.

Monte sua mini-farmácia

Ficar doente é horrível em qualquer parte do mundo. Mas nas férias e longe de casa é ainda pior, te garanto! Além de ser mais difícil conseguir se comunicar com o médico, os remédios podem sair mais caros. Por isso, passe na farmácia e compre pelo menos as medicações básicas. Como por exemplo, para: dor de cabeça, dores musculares, diarreia e até mesmo anti-inflamatório.

Feche os registros de água

Não é agouro, mas imprevistos acontecem! Então, se você não gostaria de chegar em casa e descobrir que ela, por algum motivo qualquer, está alagada, feche os registros gerais. Desta maneira, se algum cano estourar ou sabe lá Deus o que acontecer, sua casa estará protegida.

Contrate um pacote de dados ou desabilite seu celular

Utilizar o celular no exterior pode ser extremamente caro. Especialmente se você não contratou um pacote especial para isso! Então, se você já sabe que terá que utilizar o aparelho, entre em contato com sua operadora ou procure por outras opções. Caso contrário, desligue a rede e utilize apenas o wi-fi. Assim não corre o risco de gastar com deslocamento e afins.

Dê uma olhada na previsão do tempo

Alguns sites possuem previsões para até 15 dias. Dê uma olhada, pois, por mais que as informações não sejam 100% exatas, já é uma baita ajuda para arrumar sua mala e evitar peso desnecessário.

Confira suas reservas

Precaução nunca é demais! Já imaginou chegar no seu hotel e perceber que sua reserva estava com a data errada ou alguma outra treta do tipo? Evite situações como essa. Basta conferir tudo antes de embarcar: passagens, hotéis e passeios.

Não esqueça os adaptadores

Estamos em 2017 e ainda existem 4863145 modelos de tomadas neste mundo. Se você quer ter certeza que sua câmera fotográfica e celular estejam totalmente carregados e prontos, tenha sempre um adaptador universal em suas malas. Eles podem ser um pouco caros, mas é um investimento que vale a pena.

Tire fotos dos seus documentos antes de viajar

De novo: não estou agourando ninguém, mas prevenir é melhor que remediar. Caso você seja roubado ou perca seus pertences, há uma luz no fim do túnel! Tire fotos de seu passaporte e visto (se for o caso), just in case. Se precisar, isso vai ajudar o consulado a acelerar os processos.

Faça o check-in online

Evite filas e aborrecimentos, faça o check-in online. Seja pelo site ou aplicativo, tenha certeza que é uma mão na roda! Isso sem falar que você pode garantir seu lugarzinho na janela.

Saiba como ligar a cobrar para casa

Cada país possui um número específico para ligar a cobrar para o Brasil. Lembre-se que seu celular pode te deixar na mão e ter tal número pode te ajudar bastante. Confira aqui uma lista da Embratel com os números de vários países.

Confira outras matérias:

2 Comments

  1. 29/11/2017

    para africa foi necessário fazer carteira de motorista internacional?

  2. Samuel
    22/06/2017

    Salvo para quando precisar…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *