Holanda: 100% de seus trens são movidos a energia eólica

Quando se fala em Holanda muitas são as ideias que invadem nossa cabeça: tulipas, queijos, moinhos, tamancos de queijo e até mesmo maconha. Agora, a partir de janeiro deste ano, há mais um item que devemos relacionar ao país, a sustentabilidade.

Isso porque, o país anunciou que atualmente toda a sua frota de trens é movida a energia eólica. Segundo Ton Boo, porta voz da NZ, companhia ferroviária nacional, o plano era atingir esta meta até o ano de 2018. Contudo o objetivo foi alcançado antes. “De fato alcançamos nossa meta um ano antes que o planejado”, explica Boon.

Ainda segundo o representante da companhia ferroviária, o sucesso antecipado se deu devido ao aumento do o número de parques eólicos na costa dos Países Baixos e devido ao acordo entre a NZ e a Eneco, companhia elétrica holandesa. Com isso, a NZ afirma transportar diariamente mais de 600.000 passageiros em 5.500 viagens de trem, graças aos trens movidos á energia eólica.

Contudo, os planos não param por aí! A companhia holandesa afirma que, atualmente, a cada hora um moinho é capaz de transformar energia eólica em elétrica suficiente para um trem se deslocar 120 milhas (aproximadamente 193 quilômetros).  A intenção é, até 2020, reduzir em 35% a energia utilizada por passageiro.

Sendo assim, podemos afirmar que em sua próxima viagem para a Holanda, caso você utilize os trens locais como meio de transporte, estará utilizando um veículo de locomoção sustentável 🙂

Confira outras matérias:

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *