Daytrip – Uma tarde no Recanto Saltinho

Há alguns dias atrás, quando o sol ainda dava as caras pela região de Curitiba nós decidimos conhecer um lugar sobre o qual nós já tínhamos escutado muitas pessoas comentarem: o Recanto Saltinho. Saímos de casa logo após o almoço e chegamos em mais ou menos 1 hora e meia, são 73 km até lá e alguns trechos são estrada de chão.

Área principal do Recanto Saltinho.
Área principal do Recanto Saltinho.

Chegando lá pagamos os R$ 15,00 de entrada, o que achamos bem justo comparado com as cachoeiras na região do Rio dos Papagaios, por exemplo, ainda oferecendo uma estrutura bem bacana. Como fomos em dia de semana estava bem vazio e o restaurante da pousada estava fechado, mas como levamos um lanche não teve problema. Aliás é até uma sugestão para quem quer (ou precisa, nosso caso) economizar um pouco.

Estacionamos na primeira parada, junto ao restaurante e ficamos lagarteando em uma pequena prainha de areia. A cachoeira é linda e tem um volume de água considerável, mas se você planejar conhecer o Recanto Satinho pensando em chegar perto das quedas já vou avisando: infelizmente não é permitido. Como a foto acima mostra, existem boias delimitando a área permitida para banho. A parte onde podemos entrar na água não chega a ser funda, mas dá para matar o calor.

o restaurante, na área principal.
o restaurante, na área principal.
A "praia".
A “praia”.

A água, como na grande maioria das quedas, é bem fria. Por isso eu recomendo levar toalhas para não congelar assim que sair da água, pois no local não há locação.  Como chegamos após o almoço eu não sei se o sol já ilumina o recanto pela manhã, mas durante a tarde ele cobriu toda a extensão da água, o que dá uma forcinha quando você sente a água gelada pela primeira vez.

Lagarteando no sol.
Lagarteando no sol.
Água geladaaa!
Água geladaaa!

Aproveitamos o sol para caminhar acompanhando o curso do rio até chegamos em uma segunda área do recanto, onde há algumas quedas menores onde é possível se banhar, apesar de haver um pouco de correnteza. Nessa parte também existem churrasqueiras para o uso dos visitantes e além de outros banheiros.

Parte secundária do Recanto do Saltinho
Parte secundária do Recanto do Saltinho
Quedas menores.
Quedas menores.

Foi um passeio perfeito para uma tarde de calor, além de ser muito em conta! Para nós foi suficiente para conhecer o lugar, mas para quem pensa em passar um tempinho perto da natureza o Recanto Saltinho também disponibiliza chalés para locação durante o final de semana e feriados. Nós gostamos e recomendamos 🙂

Confira outras matérias:

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *